Odontologia e suas especialidades.

Foi no século 19 que um decreto federal instituiu os primeiros cursos de graduação em odontologia no país. A data foi o 25 de outubro de 1884 que desde então marca a comemoração do Dia do Dentista. De lá para cá, muito mudou. A odontologia aderiu às novas tecnologias, os consultórios dos cirurgiões-dentistas começaram a dar lugar às clínicas especializadas e hoje são diversas as especialidades que compõem a profissão.

E quem pensa que o dentista é o profissional que somente cuida dos dentes, está enganado. São os dentistas os responsáveis pelo tratamento dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.

Hoje em dia é possível fazer implantes dentários que em nada lembram dentes artificiais de tão perfeitos que podem ser. Também é possível mudar a cor dos dentes com o uso de técnicas de clareamento; ou então coloca-los na posição correta com uso da ortodontia. E estas são apenas algumas das especialidades que hoje tomam conta dos consultórios.
Da mesma forma que a profissão vem mudando, pode-se notar que hoje a relação de confiança entre dentistas e pacientes aumentou, uma vez que eles são responsáveis por manter saudável o melhor cartão de visitas das pessoas: o sorriso. E nada melhor que um bom sorriso, com dentes bem cuidados para deixar um dentista feliz e satisfeito com o seu trabalho.

As especialidades

Atualmente é possível encontrar especialidades na odontologia para praticamente todos os problemas. Segundo o coordenador da Escola de odontologia da Imed, Cezar Augusto Garbin, e a coordenadora do curso de odontologia, Lilian Rigo, estas são algumas das especialidades hoje existentes:

* Odontopediatria
* Odontogeriatria
* Saúde Coletiva
* Prótese Dentária
* Dentística
* Endodontia
* Periodontia
* Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-Facial
* Implantodontia
* Ortodontia
* Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Oro-Facilal
* Odontologia Legal
* Estomatologia
* Radiologia Odontológica
* Imaginologia
* Odontologia do Trabalho
* Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
* Ortopedia Funcional dos Maxilares
* Patologia Bucal
* Prótese Buco-maxilo-Facial

Nos proximos dias falaremos um pouco de cada uma dessas especialidades.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s